Folha do Comércio

Destaques:
Você está aqui: Home

Judocas da Usipa participam do IV módulo de padronização à faixa preta

Ipatinga – Três judocas da equipe Pitágoras/Usipa participam neste sábado,11, do IV módulo de padronização à faixa preta, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Este é o último módulo que antecede o exame final de promoção à faixa preta que terá como foco primeiros socorros, ética no judô e revisão dos katas. As aulas serão ministradas das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Braulon Viana, Eduardo Valadares e Débora Teixeira, todos faixa marrom, são os judocas que representarão a Usipa no curso que é o requisito essencial para os que prestam exame para faixa preta. “Este módulo é muito importante para a conclusão de todas as etapas. Estamos bem preparados e com boas expectativas”, afirma o usipense Braulon.

O módulo será a última preparação antes do exame que ocorrerá no dia 15 de dezembro, no qual os atletas deverão mostrar tudo o que aprenderam em suas caminhadas para conquistar a tão almejada a faixa preta. As avaliações teóricas, que ocorrerão durante o dia, serão aplicadas pelos membros da comissão técnica de promoção e graus superiores da Federação Mineira de Judô - FMJ. Já a revisão geral e prática do judô serão ministradas pelos componentes da banca examinadora.

O coordenador do Departamento de Judô da Usipa e, também, membro da Comissão de Supervisão e Avaliação de Grau da Federação Mineira de Judô - COSAG/FMJ, Hevilmar Rocha, destaca que os atletas estão se preparando intensamente e com expectativa de atingirem os seus objetivos.

 

Usipa decide em casa a semifinal do Campeonato Ipatinguense

A equipe Usisaúde/Sankyu/Usipa entra em campo no sábado,11, em partida válida pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Ipatinguense Sub-10 e Sub-14. As duas partidas serão realizadas no estádio Lanari Jr.

Na última semana o Sub-10 perdeu fora de casa para o Beira-Rio por 3 a 1 e, o Sub-14, empatou em 1 a 1. Para chegar à grande final, a equipe usipense precisa vencer os dois jogos.

Seguindo o regulamento da competição, que desconsidera o critério de saldo de gols, a classificação é decidida por pontos. Sendo assim, com uma vitória o Sub-10 somaria três pontos na semifinal e se igualaria ao Beira-Rio, que venceu o primeiro confronto. Empatados em pontos, a decisão da vaga seria decidida na disputa de pênaltis. O Sub-14, que empatou o primeiro jogo, necessita de uma vitória simples para chegar à grande final do torneio.

O primeiro jogo, do Sub-10, tem início marcado para às 9h10. O segundo está marcado para acontecer às 10h10. A entrada é franca e os portões estarão abertos ao público em geral.

 

Campeonato de Futsal lpatinguense: semifinais acontecem neste sábado

Neste sábado,11, a partir das 8h, acontecem no SESI Ipatinga, no bairro Areal, as finais do Campeonato de Futsal Ipatinguense. O certame é realizado pela Liespe - Liga Ipatinguense de Esportes Especializados, via convênio com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Programação dos jogos

O primeiro jogo será entre SESI e AAG (Penharol), na categoria Sub 11, às 8h15. Em seguida, entra em quadra a categoria Sub 13, com os jogos entre Meninos da Vila e João Calvino, às 9h30, e SESE e Gouveia, às 10h30.

Na categoria Sub 15, são duas partidas programadas: às 13h15, SESI x AAG (Penharol), e às 15h30, Limoeiro x João Calvino.

Os times da categoria Sub 17 também entrarão em quadra: Gouveia x Limoeiro, às 14h30, e SESI A x SESI B, às 16h30.

A disputa do Campeonato de Futsal Ipatinguense foi iniciada na segunda quinzena de agosto, com oito equipes em cada categoria.

As decisões estão marcadas para o dia 25 de novembro, no ginásio Ely Amâncio, do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza.

Natação usipense disputa Campeonato Mineiro Master de Verão

Ipatinga - A equipe de Natação Sicoob Vale do Aço/Usipa competirá nos dias 10 a 12 de novembro do Campeonato Mineiro Master de Verão, a ser realizado no Praia Clube em Uberlândia. O evento contará com 19 agremiações e mais de 300 atletas na categoria Master.

A Usipa será representada por dois atletas: Rhayssa Lanes (categoria 30+) que disputará os 50m livre, borboleta e peito, e os 100m livre. E Airton Martins Muniz (categoria 50+) que competirá os 50 e 400m livre, e os 50 e 100m costas.

“Vamos a Uberlândia em busca de grandes resultados para fechar com chave de ouro o ano de 2017! As competições são importantes, também, para motivar mais nadadores a participarem do Campeonato Mineiro, pois é uma grande oportunidade competitiva para todos”, destaca a nadadora e técnica da Usipa, Rhayssa Lanes.

O Campeonato Mineiro Master de Verão é a última competição do calendário de 2017 da Federação Aquática Mineira (FAM), na categoria Master.

Atleta da Usipa conquista título de vice-campeão no 5° Cross Country Vale do Aço

Ipatinga – Victor Emanuel Lana, atleta da equipe Gatorade/Usipa, conquistou no domingo,05, o título de vice-campeão geral correndo os 4 km (Masculino) no 5° Cross Country Vale do Aço. Além dele, os usipenses: Marcelo Ribeiro classificou-se no 3° lugar pela Categoria 18/29 anos e Romildo Moreira ficou no 5° lugar pela Categoria 39/49 anos, ambos disputaram os 8 km (Masculino).

O vice-campeão usipense, afirma que foi satisfatório participar da competição. “Fiquei feliz com o meu resultado e também com o da equipe. Além de conquistar uma boa colocação, tivemos o privilégio de estar em contato direto com a fauna e flora de nossa região”, declara Victor Lana.

O evento reuniu aproximadamente 120 participantes dos naipes Masculino e Feminino que percorreram 4 e 8 km saindo da praça da entrada do bairro Horto, em Ipatinga, passaram pela área de preservação da Usiminas e pela trilha da torre do bairro Santa Monica, e finalizaram o percurso na rua Jequitibá, também no Horto. Os atletas que cumpriram o trajeto receberam medalha de participação.

A técnica do Atletismo usipense, Euzinete Reis, conta que “a competição é mais um auxilio para manter os atletas ativos para a pré-temporada de 2018. Onde temos expectativa de grandes resultados para a equipe”.

Entenda o Cross Country

O Cross Country consiste em uma corrida ao ar livre em meio à natureza em terreno acidentado com vários obstáculos naturais podendo ter subidas com diferentes inclinações e descidas, troncos de árvores, alternando entre terreno com grama e terra batida.