Folha do Comércio

Destaques:
Você está aqui: Vale do Aço Ipatinga Entidades solicitam proteção ao comércio formal para o Dia dos Pais

Entidades solicitam proteção ao comércio formal para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando, e com a aproximação da data comemorativa as práticas de comércio irregular tendem a aumentar.

Para assegurar que a atividade varejista seja realizada de modo legal, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga solicitaram aos órgãos competentes ações mais efetivas nas vésperas do domingo (13).

Para a Prefeitura Municipal de Ipatinga, foram encaminhados ofícios destinados ao prefeito Sebastião Quintão e ao secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves. O documento pede às autoridades municipais que seja intensificada a fiscalização dos ambulantes nas principais áreas comerciais da cidade.

Segundo o presidente da associação, Cláudio Zambaldi, lojistas têm denunciado constantemente a prática criminosa no comércio ambulante. “Os associados nos relatam sobre a frequência que os ambulantes têm realizado suas vendas. Com a ausência do estacionamento rotativo no Centro houve um aumento e estas pessoas estão ocupando vagas de estacionamento que devem ser privilegiadas para os clientes e demais usuários da área central. Temos o compromisso com o nosso associado e sempre estamos em contato com o Poder Público para assegurar que a ordem seja sempre mantida”, destaca Cláudio.

O presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, ressalta que a venda irregular pode prejudicar o comércio formal. “O comércio ambulante promove uma concorrência lesiva aos comerciantes formalizados e também prejudica os clientes e município. Quem realiza estas práticas não contribui com os impostos e nem seguem as normas estabelecidas. Portanto, não geram renda para a cidade e não dão garantia do produto ao consumidor”, frisa José Carlos.

O comércio terá funcionamento especial nesta sexta-feira (9h às 20h) e no sábado (9h às 17h). Para que consumidores e empresários tenham a tranquilidade e segurança de efetuar as compras e vendas, foi pedido reforço policial para a 82ª Cia. da Polícia Militar de Ipatinga, que atua na região do Centro e também ao comandante do 14º BPM Juliano Fábio Lemos.