Folha do Comércio

Destaques:
Você está aqui: Vale do Aço Timóteo I Simpósio sobre Aprendizagem Ativa discute novo método de ensino

I Simpósio sobre Aprendizagem Ativa discute novo método de ensino

Medidas para ampliar e facilitar o acesso do aluno à educação de qualidade estiveram em discussão no I Simpósio de Aprendizagem Ativa, realizado pela Fundação Aperam Acesita e Faculdade Única em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. O objetivo do encontro foi apresentar aos gestores das escolas de Timóteo, Antônio Dias, Jaguaraçu e Marlieria o Peer Instruction, novo método de ensino que busca dar mais agilidade à assimilação dos conteúdos.

O Peer Instruction é um conjunto de práticas pedagógicas diferentes das técnicas clássicas destinadas ao aluno como um “receptor” passivo de informações. A nova metodologia motiva o aluno a se engajar de maneira ativa na aquisição do conhecimento.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas, segundo propõe o Peer Instruction, são aulas interativas, teóricas e práticas; exercícios de escrita e exposição do que está sendo estudado; tarefas focadas na tentativa\erro; observação, além de outras ações que desenvolva no aluno habilidades para argumentar, julgar as informações e explicar o conteúdo no momento de sua assimilação.

O evento reuniu representantes 08 escolas do Ensino Médio que vêm trabalhando em conjunto para aperfeiçoar o curso preparatório destinado aos alunos do 3º ano que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem em novembro.

Segundo a diretora acadêmica da faculdade Única de Timóteo, Eliane Neves, a metodologia preza o desenvolvimento das competências e habilidades dos jovens com foco nas demandas do mercado de trabalho. “Autonomia e habilidades para atividades em equipe são fundamentais para quem está se preparando para esse mercado cada vez mais competitivo”, destaca.

Ainda segundo Eliane, o novo método facilita a assimilação de saberes que tem sido desafiadora devido ao grande volume de informações difundidas nos meios informáticos.

Alinhado com o que disse a educadora, a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Flávia Soares enfatizou que a eficácia do novo modelo de ensino está associada ao fato de ele mesclar os métodos tradicionais com recursos modernos. “A aprendizagem via online acontece por meio de uma linguagem contemporânea e familiar aos alunos, com a qual se identificam. Ao mesmo tempo, o método não despreza os clássicos encontros presenciais, importantes na socialização das informações e êxito na aprendizagem. O casamento dessas duas formas de ensino dá personalidade às aulas e desperta mais interesse dos alunos pelos conteúdos”, destaca a coordenadora.

Peer Instruction

Peer instruction (em português: Instrução entre pares) é um método de ensino interativo, baseado em evidências, popularizado no início da década de 1990 por Eric Mazur, professor da Universidade Harvard. Originalmente usado em diversas escolas, incluindo disciplinas introdutórias de física na Universidade Harvard, o Peer instruction é  uma abordagem centrada no estudante, buscando reorganizar as aulas tradicionais, facilitando a assimilação dos conteúdos pelos alunos. A eficácia da aprendizagem já foi comprovada por pesquisas realizadas em vários países nas últimas décadas.