Folha do Comércio

Destaques:
Você está aqui: Vale do Aço Ipatinga Liga de Nefrologia realiza o I Simpósio de Insuficiência Renal

Liga de Nefrologia realiza o I Simpósio de Insuficiência Renal

Na quarta-feira, dia 18/, às 19h30, o Auditório Dr. José Torres Alves, do Instituto Metropolitano de Ensino Superior - Imes/Univaço foi palco do I Simpósio de Insuficiência Renal, realizado pela Liga de Nefrologia do Imes, sob orientação da professora Silvia Heringer-Walter.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, Insuficiência Renal Aguda é a perda súbita da capacidade dos rins de filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do sangue.

Também chamada de lesão renal aguda, a Insuficiência é comum em pacientes que já estão no hospital com alguma outra condição. Pode desenvolver-se rapidamente ao longo de algumas horas ou mais lentamente, durante alguns dias. Pessoas que estão gravemente doentes e necessitam de cuidados intensivos estão em maior risco de desenvolver Insuficiência Renal Aguda.

Os sintomas da doença são muitos: diminuição da produção de urina, retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés, sonolência, falta de fome, fadiga, falta de ar, confusão mental, náusea e vômitos, convulsões ou coma, em casos graves e dor ou pressão no peito.

Para explanar melhor o assunto, a primeira palestra da noite ficou sob a responsabilidade da Drª Maria Aparecida Frazão, que falou sobre Insuficiência Renal: Âmbito Social e Voluntário.

Para o encerramento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra Insuficiência Renal e Suas Principais Causas, ministrada pelo Dr. Reginaldo Machado.

Ao final do evento foi reservado um tempo para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre os temas apresentados.