Folha do Comércio

Destaques:
Você está aqui: Minas Gerais Capital UFMG inaugura Centro de Convivência Negra

UFMG inaugura Centro de Convivência Negra

Nesta sexta-feira, 27 de outubro, a partir das 14h, será inaugurado o Centro de Convivência Negra da UFMG. O evento acontecerá no auditório Professor Baesse, no 4º andar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha. O Centro será um espaço para que a comunidade negra possa conviver e traçar planos e estratégias de enfrentamento para o racismo e racismo institucional, além de refletir e atender demandas do impacto do aumento da população negra na universidade. A ideia é que o Centro seja o primeiro de muitos que possam surgir nas unidades da Universidade. A iniciativa conta com o apoio das pró-reitorias de Extensão e de Assuntos Estudantis da UFMG.

O Centro de Convivência Negra foi organizado por um coletivo de estudantes formado no último movimento de ocupações da Universidade. À época, os alunos reivindicaram um espaço em que as pessoas negras, incluindo trabalhadores e comunidades vizinhas, pudessem se encontrar e trocar experiências, também para facilitar a permanência na Universidade.

Desde que foi criado, o coletivo vem promovendo atividades como estudos gratuitos e afrocentrados de língua inglesa, aulas de capoeira e oficinas de produção de bonecos.

Participam do evento de inauguração os professores Rodrigo Edinilson de Jesus, pró-reitor adjunto da Pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae), Cláudia Andrea Mayorga Borges, pró-reitora da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Orestes Diniz Neto, diretor da Fafich e Vanicléia Silva Santos (Fafich).

A sede do Centro de Convivência Negra funcionará na sala F-1058, no 1º andar da Fafich.