Folha do Comércio

Destaques:
Você está aqui: Vale do Aço Timóteo Preparados para o mercado

Preparados para o mercado

Instituto do Inox forma mais uma turma de Operador Siderúrgico

A noite de terça-feira,31, foi marcada pela tríplice comemoração promovida no teatro da Fundação – 73 anos da Aperam South America, 23 anos do Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita e 20 anos do Instituto do Inox, que acaba de formar mais duas turma de operadores siderúrgicos.

O curso, iniciado em julho deste ano, contou com a participação de 52 alunos, “um grupo que aceitou o desafio de investir no autodesenvolvimento e no crescimento profissional proposto pelo Instituto do Inox”, segundo observou o coordenador de projetos da Fundação, Fabiano Araújo.

Alciene Silva Soares Gonçalves (29), uma das formandas, disse que o curso veio acrescentar para ela novos conhecimentos, além de incrementar seu currículo, onde já constam formação em química e em metalurgia. “A cada curso que concluo vou ampliando minhas possibilidades de atuar em mais áreas. Entendo que o mercado requer profissionais mais qualificados e com conhecimentos em setores diversos. Por isso, é que vou me dedicando aos estudos”, disse a formanda.

O curso de Operador Siderúrgico foi implantado em 2014 para atender a necessidade do mercado que a tinha demanda por profissionais qualificados e não encontrava pessoas preparadas para operar processos e equipamentos siderúrgicos.

Pesquisas e análises de mercado nortearam o desenvolvimento do projeto com foco na Qualificação de Operadores Siderúrgicos. Tanto o diagnóstico quanto o projeto foram realizados pela Aperam South America, em parceria com a Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Fundação Aperam Acesita e o Instituto do Inox.

Segundo observa o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a promoção e apoio a ações que visem à aprendizagem, a qualificação e o treinamento profissional é um dos principais compromissos que a Fundação mantém com a comunidade. Com destaque para as pessoas que buscam um espaço no mercado de trabalho. “O mercado tem buscado pessoas que se destacam e sejam protagonistas de suas respectivas carreiras. Por isso, vimos focando na formação de pessoas para enfrentar um mercado desafiador. Queremos ver nossos formandos fazendo a diferença no mercado de trabalho, se destacando entre os melhores.”

Participaram da cerimônia o Gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Paulo Henrique Muniz Raso, o coordenador de RH da Promover – Recursos Humanos, Silas da Silva e o gerente da área do Recozimento Inicial de aço inox da Aperam South America Árysson Penna de Alcântara.