Folha do Comércio

Você está aqui: Vale do Aço Ipatinga Festival de Verão Vale do Aço movimenta o fim de semana com atrações a preços populares

Festival de Verão Vale do Aço movimenta o fim de semana com atrações a preços populares

Postado em 19-01-18 às 12h27

- Comédia, música, oficinas, exposições e teatro fazem parte da programação -

 

A diversão do sábado e domingo está garantida com a programação do Festival de Verão Vale do Aço 2018. Realizado pelo Instituto Cultural Usiminas, o evento tem na agenda do fim de semana espetáculos teatrais, comédias, música, oficina e exposições com preços populares. Para todos os espetáculos os valores de meia entrada serão estendidos a todas as categorias até 2 horas antes do evento. Os ingressos de toda a programação do Festival podem ser comprados na Bilheteria do Centro Cultural Usiminas, Bilheteria do Teatro Zélia Olguin, Shopping Vale do Aço, Hospital Márcio Cunha Unidade I, Hiperconsul e Internet - www.eventim.com.br. O Festival tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Penélope Portugal, Diretora do Instituto Cultural Usiminas, reforça a importância do Festival para a região. “O Festival de Verão já faz parte do calendário cultural do Vale do Aço e é uma excelente oportunidade de oferecer à população uma programação de qualidade com atrações diversificadas, de várias partes do país”.

No sábado (20/1), a Esfera Produções Artísticas (SP) apresenta o espetáculo “A Rainha do Rádio”, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 20h. O público vai conhecer a história da radialista Adelaide Fontana, que foi demitida após 25 anos de casa, quando comandava o programa “Suspiros ao meio-dia”, e resolve invadir e se trancar no estúdio da Rádio Esperança para fazer um programa especial.

No domingo (21/1), três espetáculos estarão em cartaz. Às 16h, o Foyer do Centro Cultural Usiminas recebe a Cia. Que Tal Hoje? (MG), com a apresentação “Fica de zói nos Trem!, que conta a história de dois palhaços, Dândi (Pedro Barroso) e Gadiego (Raphael Pereira), que chegam à cidade a procura de risos, sorrisos, brincadeiras e abraços para encherem a bagagem da viagem e seguirem para outra cidade. Às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, a Cia. de Humor Trio Comédia (MG) apresenta “Hoje é Dia de Maldade”, um divertido espetáculo que fala sobre a euforia das pessoas com a tão esperada sexta-feira. E para fechar o domingo, o músico Ramon Gonçalves (MG) sobe ao palco do Teatro Zélia Olguin, às 19h, para apresentar o projeto “Autoralma”. O show traz o repertório que o compositor apresenta nas mostras e festivais de MPB que participa pelo Brasil desde 2015, representando a cena autoral do Vale do Aço.

Exposições e oficinas

Na Galeria do Teatro Zélia Olguin, todos os dias em que há espetáculo até 11 de março, o público pode conferir a exposição "Rostos e Forma, Marcas e Histórias, dos artistas Deborah Carla Gomes Lima Oliveira e Jefferson Colbert Gomes Lima (MG). A mostra apresenta um trabalho feito em papel machê por meio do qual são retratados povos, culturas e a história de épocas. A exposição estará aberta para visitação sempre 2 horas antes dos espetáculos.

No Foyer do Centro Cultural Usiminas, a mostra coletiva “Bem Bordado” expõe obras produzidas a partir de materiais alternativos, de vários artistas locais, com o propósito de apresentar uma identidade gráfica para a região. A visitação pode ser realizada de terça a sábado, até o dia 11 de março, das 10h às 21h.

No sábado (20/01), é hora de aprender a criar mandalas usando material reciclável na oficina de Mandalas em CD, que será conduzida por Maria Freitas de Oliveira, a partir de 15h, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas. A oficina é gratuita, mediante agendamento na Ação Educativa pelo telefone (31) 3824-3731.

A programação completa do Festival de Verão pode ser acessada no site www.institutoculturalusiminas.com. Mais informações: 31.3822.3031.