Folha do Comércio

Destaques:
Você está aqui: Vale do Aço

PRESIDENTE DA CENIBRA RECEBE HOMENAGEM DA PM

Nesta sexta-feira, 11, o diretor-presidente da Cenibra, Naohiro Doi (FOTO), recebeu o Diploma "Colaborador Benemérito" da Polícia Militar. A homenagem foi entregue pelo Comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Coronel Edvânio Carneiro.

A iniciativa faz parte das comemorações dos 242 anos da Polícia Militar de Minas Gerais. O Diploma é concedido às pessoas que atuam como parceiras da Polícia Militar na busca contínua pela paz social e pela melhora da qualidade de vida da comunidade.

 

 

Ex-presidentes são homenageados pelas diretorias da Aciapi e CDL de Ipatinga

Em cerimônia breve as diretorias da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga realizaram as homenagens aos presidentes da gestão de 2013-2015 e 2015-2017. As fotografias de Luís Henrique Alves e de Cláudio Zambaldi (FOTO), grafadas em inox, foram incluídas nas galerias dos ex-presidentes.

O ato, realizado na quarta-feira,09,, é uma forma de registro histórico da Aciapi e CDL e de reconhecimento do trabalho dos presidentes que comandaram voluntariamente as entidades. Luís Henrique Alves foi o 18º presidente da Aciapi e Cláudio Zambaldi o 6º a ocupar a cadeira da presidência da CDL.

O descerramento das placas foi seguido de breves discursos dos ex e atuais presidentes. Agora presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi gratulou seu antecessor. “De modo simbólico registramos aqui a dedicação que Luís Henrique teve durante os quatro anos de gestão.

Neste período, entre tantas ações, Luís aproximou a entidade ainda mais da comunidade ipatinguense”, destacou.

Emocionado, o ex-presidente da Aciapi agradeceu a singela homenagem e se diz honrado. “Fico muito feliz pela consideração e carinho que a associação tem por mim e por todos os demais ex-presidentes. É com muita honra que tenho minha imagem eternizada na galeria dos ex-presidentes. Muito obrigado, Cláudio, diretores e funcionários da Aciapi”, agradeceu Luís.

O presidente da CDL, José Carlos de Alvarenga apresentou junto ao ex-presidente da entidade, a nova placa. “Agradecemos e parabenizamos Cláudio Zambaldi por uma gestão exemplar. Com foco no associado, Cláudio implementou a carta de serviços ofertadas pela CDL e estreitou os laços com cada lojista”, pontuou José Carlos.

O ex-presidente da CDL afirmou que comandar a CDL foi uma tarefa de grande honra . “Sempre fui ativo no associativismo e tive a oportunidade de dar a minha contribuição para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga. Me sinto agraciado por esta homenagem. Nesta ocasião, parabenizo a todos que estiveram junto a mim na diretoria, o reconhecimento é de vocês também”, avaliou Cláudio.



16º Fórum da Agenda de Convergência

Lideranças que compõem a Agenda de Convergência do Vale do Aço reuniram, na segunda-feira, 07,(FOTO) para realização do seu 16º fórum. Com a apresentação do avanço de alguns projetos, e com a participação do ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda, e do presidente da Ternium no Brasil, Paolo Basetti, o encontro foi marcado por um discurso positivo de mudança de cenário.

Dentre os projetos desenvolvidos pelos seis eixos estruturadores da Agenda, alguns apresentaram progressos significativos, como a pavimentação da MG 760, que teve sua ordem de serviço assinada pelo governador Fernando Pimentel, no mês de julho, a duplicação da BR 381, que terá seus primeiros trechos liberados para motoristas nas próximas semanas, e a assinatura  do protocolo de intenções de criação do Centro de Excelência em Engenharia no Vale do Aço, pelo presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado, presidente da Regional Vale do Aço, Luciano Araújo e presidente do Sindimiva, Carlos Afonso. "Projetos que estão sendo acompanhados de perto pelos nossos coordenadores e representam um importante passo para o desenvolvimento regional", disse Luciano Araújo.

Em sua palavra, o presidente da Ternium no Brasil, Paolo Basetti, parabenizou o grupo pelo trabalho responsável e sinérgico, desenvolvido por importantes lideranças do Vale do Aço. Citou, ainda, os números do 2º trimestre da Usiminas, que apontam uma recuperação significativa da empresa, recebendo avaliações favoráveis de analistas do mercado.

Márcio Lacerda, que também participou do Fórum pela primeira vez, afirmou que não existe, no Brasil, um trabalho tão organizado, com lideranças múltiplas, políticas, empresariais e de entidades de classe, que atuam dessa forma, em prol do desenvolvimento regional, reconhecendo e parabenizando o trabalho do grupo. Lacerda também fez uma breve explanação sobre sua carreira política, citando sua atuação para investimentos para o estado.

Todos os projetos desenvolvidos pela Agenda de Convergência do Vale do Aço estão disponíveis na plataforma: http://www.agendadeconvergenciamg.org.br/valedoaco/.

 

Entidades solicitam proteção ao comércio formal para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando, e com a aproximação da data comemorativa as práticas de comércio irregular tendem a aumentar.

Para assegurar que a atividade varejista seja realizada de modo legal, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga solicitaram aos órgãos competentes ações mais efetivas nas vésperas do domingo (13).

Para a Prefeitura Municipal de Ipatinga, foram encaminhados ofícios destinados ao prefeito Sebastião Quintão e ao secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves. O documento pede às autoridades municipais que seja intensificada a fiscalização dos ambulantes nas principais áreas comerciais da cidade.

Segundo o presidente da associação, Cláudio Zambaldi, lojistas têm denunciado constantemente a prática criminosa no comércio ambulante. “Os associados nos relatam sobre a frequência que os ambulantes têm realizado suas vendas. Com a ausência do estacionamento rotativo no Centro houve um aumento e estas pessoas estão ocupando vagas de estacionamento que devem ser privilegiadas para os clientes e demais usuários da área central. Temos o compromisso com o nosso associado e sempre estamos em contato com o Poder Público para assegurar que a ordem seja sempre mantida”, destaca Cláudio.

O presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, ressalta que a venda irregular pode prejudicar o comércio formal. “O comércio ambulante promove uma concorrência lesiva aos comerciantes formalizados e também prejudica os clientes e município. Quem realiza estas práticas não contribui com os impostos e nem seguem as normas estabelecidas. Portanto, não geram renda para a cidade e não dão garantia do produto ao consumidor”, frisa José Carlos.

O comércio terá funcionamento especial nesta sexta-feira (9h às 20h) e no sábado (9h às 17h). Para que consumidores e empresários tenham a tranquilidade e segurança de efetuar as compras e vendas, foi pedido reforço policial para a 82ª Cia. da Polícia Militar de Ipatinga, que atua na região do Centro e também ao comandante do 14º BPM Juliano Fábio Lemos.

Fashion Day Verão 2018

Shopping Vale do Aço promove desfile de lançamento de coleção

 

Antecipando e lançando tendências, o Shopping Vale do Aço está preparando o maior evento de moda da região. O Fashion Day Verão 2018 promete apresentar todas as novidades e tendências das lojas do Mall para a nova estação. Totalmente gratuito e aberto ao público, o evento movimentará as passarelas no dia 24 próximo, a partir das 20h, no estacionamento E5 (estacionamento descoberto no 5º piso).

Na passarela, roupas, calçados, acessório e muito estilo deixarão mulheres, homens e crianças por dentro das tendências para renovar o guarda-roupa.

Garantindo, ainda mais, a animação do evento, o som fica por conta da banda Cumpadre Nestor.

 

Presença Global

 

Presença confirmada na próxima novela das nova na Rede Globo, O Outro Lado do Paraíso, Felipe Titto (FOTO) também já garantiu presença na passarela do Fashion Day, do Shopping Vale do Aço. O ator global, conhecido por seu talento, beleza e estilo únicos, movimentará ainda mais o maior evento de moda do Vale do Aço. Felipe Titto também comanda a versão brasileira do reality show americano “Are You The One”, na MTV.

 

Tendências

 

O Verão 2018 vem trazendo muitas estampas geométricas, prints, camisas e blazers com ombros mais estruturados, remetendo diretamente a década de 80. Para quem preza por conforto a qualquer hora do dia, tecidos bem finos para suavizar e amenizar o calor da estação mais quente do ano em conjuntos mais largos e confortáveis. Max babados em blusas, saias e vestidos, blusas no estilo cigana com ombros de fora dão o toque romântico aos looks.

Sobreposições, looks esportivos, listras, estampas florais, tons pasteis, cintura marcada, bordados artesanais e mini bolsas também estão dentro das tendências da próxima estação.




Setor de urgência e emergência recebe reforço de oito médicos em Ipatinga

A Prefeitura de Ipatinga promoveu, na tarde de quarta-feira,09, o Curso Introdutório (FOTO)para os novos servidores médicos aprovados no Concurso Público 01/2016. Eles atuarão nos setores de urgência e emergência da rede pública de Saúde. Com isso, os usuários passarão a contar com oito novos profissionais, das áreas de pediatria e clínica médica, que irão contribuir para a melhoria significativa no atendimento prestado no Hospital Municipal Eliane Martins, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA - 24 Horas).




Fiemg reúne empresários e contadores

- Encontro discutiu as novas práticas contábeis -

Empresários e contadores reuniram-se nesta quinta-feira, 10/08, na Fiemg Regional Vale do Aço para o “Encontro de Contadores com Empresários Mineiros” promovido pela entidade, por meio da Assessoria de Relações Sindicais – ARS.

Wantuir Caires, gerente da Fiemg Regional Vale do Aço, destacou a importância do empresário estar alinhado ao trabalho do contador e agradeceu a parceria e apoio do Sebrae-MG, da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais –Fecon, do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais – CRC-MG e do Sindicato dos Contabilistas do Vale do Aço - Sindcont.

Durante o encontro, o professor, Adilson Torres, apresentou e orientou quanto as demonstrações contábeis e  atualização das novas normas contábeis e fiscais.

“Os relatórios de demonstração contábil são de suma importância e de responsabilidade tanto do contador, quanto do empresário. O empresário precisa estar atento aos relatórios exigidos pelo código civil, pois eles abrem portas para novos investidores, para portadores de capital, além de aumentar o acesso ao crédito”, explicou.

Torres pontuou ainda que a contabilidade brasileira se adequará ao padrão internacional. "As empresas que não se adequarem,  serão penalizadas civil, penal e criminalmente".

Para o professor a mudança é positiva. " A implantação do padrão internacional representa um avanço dentro do sistema financeiro, principalmente nessa construção de um novo cenário no ambiente empresarial. A medida fará com que as empresas de capital aberto brasileiras falem a mesma língua das outras organizações mundiais que já adotaram este padrão e ganharam respeitabilidade dentro do conceito de facilidade de acesso aos dados e clareza das operações”.

Mais informações através do site www.cfc.org.br

 

População em situação de rua participa de “Roda de Conversa” em Ipatinga

Na manhã desta quinta-feira,10, aconteceu na unidade do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) a “Roda de Conversa Centro Pop”, direcionada ao público-alvo do organismo. Pessoas em situação de rua foram esclarecidas sobre o funcionamento do equipamento oferecido pela Secretaria de Assistência Social de Ipatinga.

O encontro teve a presença de 30 pessoas(FOTO), sendo 25 delas as que mais frequentam o local e as cinco outras, migrantes. A ideia é que esta conversa passe a ser semanal, a partir de agora.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ipatinga, Cláudia Castro, observa que o aumento da população de rua se agravou com a crise econômica do país, constituindo-se hoje num fenômeno desafiador. Ela lembra que os direitos desse público são previstos no Decreto 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua.

 

REALIDADE ATUAL

 

A diretora revela que a realidade atual das pessoas em situação de rua em Ipatinga vem sendo levantada em um Diagnóstico que deve ser finalizado em breve pela Polícia Militar, com apoio da Secretaria de Assistência Social. Mas já adianta que 80% deste público é do sexo masculino e a maioria em idade laboral entre 20 e 40 anos.

Ainda, têm baixa escolaridade e a grande parte faz uso de álcool e outras substâncias alucinógenas.

“A política de assistência não permite a retirada compulsória do morador de rua da situação em que ele se encontra. O trabalho é realizado com a perspectiva de emancipar a pessoa, respeitando a sua individualidade. A decisão de sair da rua é tomada de forma voluntária, e aqui nós os incentivamos a isso”, comenta Cláudia.

Atualmente existem na cidade 12 famílias que viveram em situação de rua e estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social numa fase de adaptação em núcleos residentes.

“A realização desta primeira reunião é um avanço, já que este é um público que não tem rotina estabelecida. Eles estão sendo incentivados a resgatar os vínculos sociais e familiares. E para isso recebem todo o nosso apoio, com um tratamento humanizado e respeitoso”, finaliza o secretário de Assistência Social, José Osmir de Castro.

 

SERVIÇOS

 

O Centro Pop de Ipatinga oferece, entre os inúmeros serviços, o incentivo à reinserção familiar e/ou comunitária, encaminhamento para a área da saúde, espaço para banho e lavanderia, atendimento interdisciplinar com psicólogos e assistentes sociais.

Também é feita a guarda de pertences.

O auxílio para a retirada da 2ª via de documentação também é oferecido, assim como aos migrantes são fornecidas as passagens rodoviárias para a cidade de destino.

A unidade também é utilizada como endereço de referência para cadastro em programas sociais, de transferência de renda e entrevistas de emprego.

 

Robô auxilia no diagnóstico de sepse no HMC

- Aplicativo indica quais os pacientes com possibilidade de desenvolver infecção generalizada, reduzindo morbidade e mortalidade por sepse -

 

O Hospital Márcio Cunha (HMC) é o segundo do país a implantar o Robô Laura, ferramenta que auxilia a equipe multidisciplinar - grupo composto por profissionais que atuam em diferentes áreas da saúde - no diagnóstico de sepse. A síndrome surge como resposta do organismo a um quadro médico e é comumente conhecida por “infecção generalizada”, podendo causar falência de múltiplos órgãos.

Trata-se do primeiro robô cognitivo no gerenciamento de risco assistencial e que faz parte da meta “Salvar Vidas”, da equipe Laura Networks. Por meio da leitura de exames e dados vitais, em tempo real e de forma sistêmica, o Laura avalia o estado de saúde do paciente, identificando os primeiros sintomas de sepse. Caso positivo, ele emite alarmes para a equipe multidisciplinar de forma rápida, precisa e segura.

No HMC, o objetivo é reduzir a morbidade e mortalidade pela síndrome em pacientes hospitalizados. De acordo com dados do Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS), 600 brasileiros morrem todos os dias por sepse.

Para o superintendente Geral de Hospitais da FSFX, Mauro Oscar Soares de Souza Lima, “a área da saúde precisa acompanhar outros setores do desenvolvimento humano, a exemplo da Tecnologia da Informação, utilizando novas ferramentas para cuidar da vida”. A opinião é compartilhada pela coordenadora de Segurança Assistencial, Ensino e Pesquisa, Vivian Ribeiro Miranda. “o Robô Laura é uma tecnologia muito bem-vinda, porque facilita o trabalho de médicos e possibilita tratar mais pacientes”, explica.

No final de julho, o hospital realizou treinamento especial para os colaboradores e parceiros envolvidos na implantação do Robô. A atualização foi realizada pelo analista de Sistemas, Jacson Fressato, criador do projeto “Sonho de Laura”, em homenagem à sua filha, que morreu aos 18 dias de vida vítima de infecção. “Informação é um tesouro, matéria prima da solução. Nesta fase do projeto, que chamamos de “Evangelização”, é importante envolver todos do hospital e ensinar como funciona o Laura. Para que todos possam contribuir para salvar-vidas”, finaliza.

Página 1 de 8